ROBERTO CARLOS
A biografia do popularíssimo Roberto Carlos não é tema de grandes discussões acadêmicas, embora as polêmicas que cercam sua vida pessoal sempre venham à tona. Roberto, filho pródigo de Cachoeiro do Itapemirim-ES, galgou a estrada do sucesso com o conjunto "Os Sputiniks", do qual fazia parte o também genial Tim Maia,dissolvendo o grupo alguns poucos anos depois. Começou a conhecer o auge do sucesso cantando sozinho e finalmente liderando o movimento da Jovem Guarda, totalmente influenciado pelo Rock italiano ( e não americano como muitos pensam) e que alçou ao sucesso nomes como o próprio Rei, Erasmo Carlos, Wanderléia, Ronnie Von, Etc. Com o término do movimento da Jovem Guarda, Roberto continuou e aumentou ainda mais sua popularidade, tornando-se o cantor mais popular do Brasil.
ELVIS PRESLEY: Elvis Aaron Presley é apenas cinco anos mais velho que Roberto, e tal qual o Rei tupiniquim, nasceu numa cidade bem modesta dos EUA, chamada East Tupelo, localizada no Mississipi. Nunca fez parte de nenhum conjunto musical, trazendo sua influência toda do soul e principalmente dos cultos pentecostais, os quais frequentava desde criança. Sua carreira mudou quando foi descoberto pelo empresário Sam Phillips, dono da Sun Records, enquanto gravava músicas para o aniversário de sua mãe numa cabine de gravação. Popularizou o Rock´n´roll nos EUA e manteve-se no auge até o final do anos 70, quando sua carreira começou a declinar, devido a problemas pessoais.
AS EQUIVALÊNCIAS
Ambos são expoentes de um Rock´n´Roll que engatinhava. Sim, RC também é ROCK, se houver alguma dúvida, reportar-se ao vídeo colocado no fim da postagem. Roberto, no início da carreira usava e abusava das calças boca de sino, medalhões, riffs de guitarra, gírias e um apelo adolescente "restartiano". Elvis por sua vez é considerado o pai do rock americano, embora muitos o coloquem como mero reprodutor de algo que foi criado pelos negros, principalmente nomes como Chuck Berry e Little Richard, foi ele que tornou a coisa, digamos, mais universal. Ambos foram considerados agentes perversores da juventude. RC ocupou o banco dos réus no programa "quem tem medo da verdade", sendo acusado de influenciar negativamente toda uma geração. Elvis"the pelvis" recebeu esse apelido exatamente pela maneira escandalizante como mexia as cadeiras, de forma sensual e erótica, considerada um disparate para a época. Musicalmente, ambos teriam seguidos trajetórias parecidas. RC começou no rock e evoluiu ( ou involuiu, diriam alguns) para a música romântica, "o cantor de madame", coisa que Elvis fez no final da carreira. Quem viu o Elvis erotizado, mal acreditava naquele sapo de lantejoulas ofegante cantando em shows em Las vegas. Já RC manteve a "boa forma" de grilo, e se não manteve-se esbelto, ao menos não chama a atenção por uma aparência cadavérica como parceiros de outrora.
Ambos fizeram muito sucesso no cinema, com filmes de qualidade duvidosa, mas que se sustentavam apenas e tão somente pela presença de ambos nas telonas. Na vida pessoal, RC trocava de mulher como quem troca o parafuso da prótese, enquanto Elvis passou a "pelvis" em grandes beldades na época. Ponto de equivalência pros dois.
Elvis faleceu em 1977, enquanto Roberto mantém-se na ativa até hoje( Embora morra um pouco a cada dia com algumas coisas lançadas), o que sempre nos leva a questionar o que Elvis estaria fazendo hoje. Poderia estar fazendo músicas para algum seriado americano, do tipo " I'am this guy"?
Pontos de equivalência: Musicalmente, carreira no cinema.
Vídeos:
Roberto Carlos- Eu sou terrível( Prova de que Roberto Carlos é Rock´n´Roll)
http://www.youtube.com/watch?v=KWUTJK_RAfM
Elvis Presley-Tutti Frutty ( O nego levando a mulherada ao delírio)
http://www.youtube.com/watch?v=0etRSY9HMbw
Roberto Carlos-Como é Grande meu amor por você( Fase mais "romântica" e galhofa do Rei)
http://www.youtube.com/watch?v=8b8QPhU2NKs
Elvis Presley- Bridge Over Troubled Water ( Fase Elvis "maradona" retirada do seu último show. Voz impecável. Já o físico....)
http://www.youtube.com/watch?v=6XdfN4c8bsk
A idéia do blog é brincar com essas semelhanças e não ofender ninguém. Gostaríamos de ouvir as críticas e sugestões de todos.



Nenhum comentário:
Postar um comentário